sábado, 19 de maio de 2018

GRANADA E UMAS LINHAS CHEIAS DE SENTIMENTO
Escrevo essas linhas cheia de um sentimento que me veio quando olhei as fotos da viagem de 1 ano atrás.
Há um ano eu chegava de novo a Granada, lugar que roubou parte do meu coração desde o primeiro dia em que lá pisei, há quase 8 anos.
Tem lugares que mexem com a gente de um jeito tão único que me levam a pensar que talvez nossas células, que carregam informações ancestrais, relembrem experiências positivas quando os visitamos. Talvez corra em minhas células um sentimento cantado por Djavan "sou um pouco árabe/ vivo das paixões há gerações/ por Andaluzia já cansei de andar/ trago no meu canto glórias ancestrais e posso morrer de amor/ gitano eu sou". Talvez minhas células e suas memórias ancestrais me levam ao canto e à dança e a uma plenitude indescritível que só neles encontro! Talvez essas células e essas memórias expliquem minha devoção a Santa Sara, padroeira do povo cigano - e estamos no mês dela! Talvez essas mesmas células, que formam esse corpo que habito, tenham me levado a integrar um grupo de trabalho que, esperamos, possa contribuir pra uma maior representatividade da pauta cigana nas politicas públicas nacionais - e isso me emociona.
Num mundo em que o mental é cada vez mais demandado e oprimido, muitas vezes nos esquecemos do corpo e do sentir, de nos deixar fluir por sentimentos e apreços que talvez nosso racional nunca saberá de onde vêm, mas que nosso corpo afirma a cada instante: eu sinto! eu gosto disso! isso me faz bem!
Esse texto é sobre sentimentos, sobre memórias ancestrais - traços genéticos bem residuais que não nos permitem autodeclarações de pertencimento étnico, mas que ainda assim trazem um sentido profundo a nossas existências, para além de qualquer racionalização. É uma reverência a tantos povos que se fazem presentes nessa terra em que vivemos e que podem ter contribuído para o que somos hoje. É sobre o que nos move desde nosso íntimo, que nos trás plenitude e anima nossa alma!
É sábado à noite, mas não estou bêbada! :) Ou talvez esteja sim, tomada pela inebriante sensação de estar viva!
Viva a vida!!














Nenhum comentário: